Poema Transformador


Como proposta de trabalho foi sugerido a utilização de um objeto de estudo sobre as perspectivas interdisciplinar. O objeto escolhido foi Psicologia de um Vencido de Augusto dos Anjos (1884-1914), poeta brasileiro, altamente crítico. Através da leitura desse poema é perceptível a presença da interdisciplinaridade, o personagem retratado é o EU Lírico, com abordagens de linguagens (interpretação de texto, classes gramaticais), conciliando a biologia, química e entre outros por meio de uma linguagem científica e metafórica. Pombo traz uma observação que ajuda nessa compreensão (...) a interdisciplinaridade é um conceito que invocamos sempre que nos confrontamos com os limites do nosso território de conhecimento, sempre que topamos com uma nova disciplina cujo lugar não está ainda traçado no grande mapa dos saberes, (...)Olga Pombo (POMBO, 2008, p. 15)
 O poema traz metodologia inovadora que renova saberes e perpassa conhecimento, utilizando abordagens de temas em diferentes disciplinas.

PSICOLOGIA DE UM VENCIDO
 Eu, filho do carbono e do amoníaco,
 Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
 A influência má dos signos do zodíaco.
 Profundissimamente hipocon5dríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
 Que o sangue podre das carnificinas
 Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
 E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

-Augusto dos Anjos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_dos_Anjos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Utilidade Pública

Na Interdisciplinaridade as Aparências Enganam