Na Interdisciplinaridade as Aparências Enganam
Existe a necessidade de
embasamento teórico para o entendimento de Interdisciplinaridade, já que o
termo está defasado em demasiado, segundo Pombo " Além disso, como
sabem, a palavra tem sido usada, abusada e banalizada. Poderíamos mesmo dizer:
a palavra está gasta. (Pombo, P.10). Como comprovação desse fato foi a
solicitação de uma análise de um projeto pela Professora Regina, no qual tive
dificuldade em compreender que o mesmo é multidisciplinar e não Inter.
Pombo ainda segue afirmando que " E, no entanto, a situação não deixa de ser curiosa: temos uma palavra que ninguém sabe definir, sobre a qual não há menor estabilidade e, ao mesmo tempo, uma invasão de procedimentos, de práticas, de modos de fazer que atravessam vários contextos, que estou por todo o lado e que teimam em reclamar-se da palavra interdisciplinaridade. (Pombo. 11)
O
Complexo Integrado de Educação de Itabuna surgiu em 2016, após uma parceria
entre a Secretaria de Educação e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
O CIEI está localizado onde antes era o Colégio Estadual Dona Amélia Amado, um
dos mais conhecidos da cidade. Um espaço formativo muito tradicional, como a
maioria das escolas. Com a proposta de obter um ensino inovador e integrado,
despertou-se a ideia de fomentar o ensino através de práticas pedagógicas
diferentes. Com a influência da UFSB e seu método interdisciplinar, foi
desenvolvido um dispositivo curricular, que, interessasse o aluno e ao mesmo
tempo desenvolver maior autonomia tanto dos alunos, quanto dos educadores.
Assim surge o projeto “Estações dos Saberes”. O presente projeto descentraliza
a ação das aprendizagens e oportuniza aos alunos a socialização dos saberes por
meios de metodologias que desperta a criatividade e questionamentos dos
educandos. Através de leituras de livros, filmes, palestras, rodas de conversa,
uso da corporeidade, artes e equipamentos tecnológicos como auxiliares ao
ensino-aprendizagem. Este ambiente que reúne os alunos em pequenos e grandes
grupos é um espaço que também proporciona os trabalhos coletivos e autonomamente.
(Análise EDMARLLEY
SANTOS GEOVANA DUTRA JENNIFER EWELLIN JOSE ADRIANO)
Segundo Japiassú, a multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, na medida em que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas.
Comentários
Postar um comentário