Na Interdisciplinaridade as Aparências Enganam


Existe a necessidade de embasamento teórico para o entendimento de Interdisciplinaridade, já que o termo está defasado em demasiado, segundo Pombo " Além disso, como sabem, a palavra tem sido usada, abusada e banalizada. Poderíamos mesmo dizer: a palavra está gasta. (Pombo, P.10). Como comprovação desse fato foi a solicitação de uma análise de um projeto pela Professora Regina, no qual tive dificuldade em compreender que o mesmo é multidisciplinar e não Inter. 
Pombo ainda segue afirmando que " E, no entanto, a situação não deixa de ser curiosa: temos uma palavra que ninguém sabe definir, sobre a qual não há menor estabilidade e, ao mesmo tempo, uma invasão de procedimentos, de práticas, de modos de fazer que atravessam vários contextos, que estou por todo o lado e que teimam em reclamar-se da palavra interdisciplinaridade. (Pombo. 11)
O Complexo Integrado de Educação de Itabuna surgiu em 2016, após uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O CIEI está localizado onde antes era o Colégio Estadual Dona Amélia Amado, um dos mais conhecidos da cidade. Um espaço formativo muito tradicional, como a maioria das escolas. Com a proposta de obter um ensino inovador e integrado, despertou-se a ideia de fomentar o ensino através de práticas pedagógicas diferentes. Com a influência da UFSB e seu método interdisciplinar, foi desenvolvido um dispositivo curricular, que, interessasse o aluno e ao mesmo tempo desenvolver maior autonomia tanto dos alunos, quanto dos educadores. Assim surge o projeto “Estações dos Saberes”. O presente projeto descentraliza a ação das aprendizagens e oportuniza aos alunos a socialização dos saberes por meios de metodologias que desperta a criatividade e questionamentos dos educandos. Através de leituras de livros, filmes, palestras, rodas de conversa, uso da corporeidade, artes e equipamentos tecnológicos como auxiliares ao ensino-aprendizagem. Este ambiente que reúne os alunos em pequenos e grandes grupos é um espaço que também proporciona os trabalhos coletivos e autonomamente. (Análise EDMARLLEY SANTOS GEOVANA DUTRA JENNIFER EWELLIN JOSE ADRIANO)  

Segundo Japiassú, a multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, na medida em que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema Transformador

Utilidade Pública